Acredite, DEUS também sofre; entenda.


(Reprodução)
É extremamente difícil definir o sofrimento. Alguns estudiosos dizem que o sofrimento tem sua origem (o que não é uma regra geral)  em qualquer experiência negativa que pode causar sentimentos não desejados, geralmente dor e infelicidade

"Tal é o sentido do sofrimento: verdadeiramente sobrenatural e, ao mesmo tempo, humano; é sobrenatural, porque se radica no mistério divino da Redenção do mundo; e é também profundamente humano, porque nele o homem se aceita a si mesmo, com a sua própria humanidade, com a própria dignidade e a própria missão." (Sobre o sofrimento humano, Carta Apostólica de Salvifici Dolores, João Paulo II).

Isso mostra que o sofrimento é uma realidade. Na Bíblia, no Evangelho Segundo João, também conhecido como o Apóstolo do Amor, encontramos um versículo que serve de base para refletirmos sobre o sofrimento, afinal o próprio Deus, Onipotente, Onisciente e Onipresente, também sofre."Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).

Quando falamos que Deus sofre é preciso entender que o sofrimento do Pai, Filho e Espírito Santo não é por carência de seu Ser, mas devido a sua natureza e amor oblativo. Ou seja,  Deus sofre, como Pai, que não se alegra ao ver o sofrimento humano. Por isso, nunca podemos afirmar que o sofrimento surgiu em Deus. Afinal nenhum pai tem prazer no sofrimento de seu filho. 

Prova disso é que o amor incondicional de Deus para com seus filhos transformou o sofrimento em esperança e também em uma nova oportunidade. Mas é necessário crer para conquistar. Em teologia, um termo que ajuda a entender o sofrimento em Deus é sacrifício (JESUS CRISTO), que significa tornar-se sagrado. Somente um Deus que é capaz de sofrer, também é capaz de amar e vice versa, como bem cita Jürgen Moltmann, em "Contribuições Sistemáticas para a Teologia". Finalmente Deus é passível ao sofrer em seu amor que é a totalidade de seu Ser, pois desde o infinito ao finito Deus é amor.

(Por: Washington Luiz)
Leia também:

- Publicidade -

Comentários