UE vai rever as relações com o Egito se a violência continuar.

(Divulgação/Crédito da Foto:AP)
Internacional (Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy, avisaram que a Europa vai rever as relações com o Egito, se não for colocado um ponto final à onda de violência. Para os dirigentes todos devem mostrar moderação, mas cabe ao governo e as Forças Armadas do Egito por fim ao conflito.

Segundo o site TSF, Bruxelas procura deixar uma mensagem clara e assertiva. A violência e a matança dos últimos dias não podem ser nem justificadas, nem toleradas; os direitos do homem devem ser respeitados e protegidos; os prisioneiros políticos devem ser libertados.Vários avisos foram encaminhados junto com a lista de exigências assinada pelos presidentes do Conselho e da Comissão Europeia.

De acordo com os presidentes Herman Van Rompoy e Durão Barroso, uma nova escalada da violência pode ter consequências imprevisíveis para o Egito e para a região, acrescentando que os apelos à democracia e ao respeito pelas liberdades fundamentais que chegam da população egípcia não podem ser ignorados e muito menos afogados em sangue.