Rede de computadores da Petrobras é espionada pela NSA.

A rede privada de computadores da Petrobras é espionada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. A informação foi divulgada com exclusividade pelo "Fantástico", da TV Globo, neste domingo, 08 de setembro, uma semana de  ter sido revelado que o governo americano espionou a presidente Dilma. A reportagem é de Sônia Bridi e Glenn Greenwald.
Edward Snowden, ex-analista da NSA, entregou documentos ultrassecretos que comprovam que a Petrobras, a maior empresa brasileira, também foi espionada pelo governo americano. Segundo a reportagem, o faturamento anual da Petrobras é de mais de R$ 280 bilhões, maior do que a arrecadação de muitos países. E não são poucos os motivos para que espiões queiram acesso ao sistema protegido da empresa. A Petrobras tem dois supercomputadores, usados principalmente para as chamadas pesquisas sísmicas, que avaliam reservas de petróleo a partir de testes feitos em alto mar. Assim, a empresa mapeou o pré-sal, a maior descoberta recente de novas reservas de petróleo no mundo.

Ainda de acordo com o "Fantástico", não há informações sobre a extensão da espionagem, e nem se ela conseguiu acessar o conteúdo guardado nos computadores da empresa. O que se sabe é que a Petrobras foi alvo da agência, mas não há pista nos documentos sobre que tipo de informações a NSA buscava. De todo modo, a Petrobras tem conhecimento estratégico associado a negócios que envolvem bilhões de reais.

A presidente Dilma Rousseff aguarda explicações do governo americano.