Escudo invisível protege Terra contra radiação.

A cerca de 11,5 mil quilômetros acima da Terra existe um escudo invisível que protege o planeta de um perigoso bombardeio de radiação concentrada. A descoberta, publicada nesta quinta-feira, 27, na revista Nature, foi feita por um grupo internacional de pesquisadores com base em dados de dois satélites da NASA.

Esse escudo bloqueia os chamados “elétrons assassinos”. Estas partículas ricocheteiam em torno do planeta a uma velocidade próxima à da luz e são conhecidas por ameaçar astronautas, fritar satélites e degradar sistemas espaciais durante intensas tempestades solares, informa o site "Hypescience".

Em torno Equador, na região conhecida como "cinturão Van Allen", dois anéis de radiação são formados pela interação entre o campo magnético da Terra e a chuva de partículas de alta energia que jorra constantemente do Sol. Na parte externa do cinturão - que foi a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pela sonda americana Explorer 1 -, uma grande quantidade de elétrons viaja em velocidade próxima à da luz e poderia chegar à Terra em minutos. A exposição a essa radiação de alta energia pode causar estragos em equipamentos eletrônicos de satélites e representar sérios riscos à saúde de astronautas.

Agora, o grupo liderado por pesquisadores do MIT e da Universidade do Colorado (Estados Unidos) descobriu que os perigosos elétrons ultravelozes, apesar de sua intensa energia, não chegam a menos de 11 mil quilômetros da superfície da Terra: as partículas são bloqueadas por uma barreira invisível e impenetrável, aparentemente rígida. Com a descoberta, os cientistas descartaram as hipóteses de que os elétrons ultravelozes seriam bloqueados pelo campo magnético da Terra ou por ondas de rádio de longo alcance.

De acordo com os autores do estudo, o "campo de força" que protege o planeta é o fenômeno batizado de "assobio plasmasférico": ondas eletromagnéticas de frequência muito baixa na camada mais alta da atmosfera terrestre. Com base em cálculos feitos com dados dos satélites, os pesquisadores acreditam que essas ondas desviam os elétrons, fazendo com que eles se choquem com átomos de gás neutro na atmosfera superior da Terra, desaparecendo. "É um fenômeno muito raro, extraordinário. Ele indica que, se colocarmos um satélite ou uma estação espacial em órbita do lado de dentro dessa barreira impenetrável, podemos esperar que eles tenham vida útil muito maior", declarou John Foster, diretor do Observatório Haystack do MIT.

Fotografias e mensagens são enviadas à Marte.

Curta a fanpage do Momento Verdadeiro no Facebook e receba notícias


Satélites gêmeos - Para fazer a descoberta, os cientistas utilizaram dados dos satélites gêmeos Van Allen Probes, da Nasa, que estão em órbita na agressiva região do cinturão. As duas sondas são projetadas para suportar o bombardeio constante de radiação, a fim de medir o comportamento dos elétrons de alta energia.

Depois de analisar os dados coletados nos primeiros 20 meses pelas sondas, os cientistas observaram a existência da dura barreira contra os elétrons ultravelozes. De acordo com Dan Baker, cientista da Universidade do Colorado e autor principal do artigo, a barreira de elétrons é uma característica notável do cinturão Van Allen. "Agora pudemos estudar pela primeira vez esse fenômeno, porque nunca antes tivemos medidas tão precisas desses elétrons de alta energia", explicou.

Fontes: Estadão Conteúdo e Hypescience

Comentários

  1. Isso é coisa de Deus e fim de papo , louvado seja Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que os idiotas e ignorantes como vc não conseguem entender vão logo dizendo que é um bosta de um deus, pois são muito burros e preguiçosos para estudar e compreender oq não entendem ...
      .'.

      Excluir
    2. Quando morrermos veremos quem esta com a razão. Se vc tiver doutorado em FÍSICA (mais especificamente, raios cósmicos de ultra alta energia) creio que entenderá a matéria acima e perceberá que o texto muito siimplório. E mesmo assim, vc é apenas um folêgo (em seu caso um merda) afrontado um Deus superior criador de todas as coisas desse mundo. Repito a frase inicial, ao final da vidavou antes veremos quem tem razão, nós que acreditamos em um Deus soberano ou um bosta que pensa que sabe tudo.

      Excluir
    3. Pra que tanto ódio e rancor em suas entranhas em senhor "anônimo", é assim que demonstra seu brilhante "iluminismo" científico? Já ouviu falar de Pasteur, Copérnico, Kepler, René Descartes e tantos outros cientistas magníficos que criam em Deus e mesmo assim fizeram grandes contribuições para a ciência? Acaso a fé atrapalhou a genialidade deles?

      Qual é a sua contribuição além de despejar ódio de forma covarde (pois nem mostrar o rosto mostra) pela internet? Você simplesmente não tem credibilidade nenhuma pra opinar meu caro!

      Excluir
    4. Imagino que o amigo anônimo já deva ter estudado e pesquisado o suficiente, já q não é preguiçoso, para compreender e nos explicar os segredos do universo.

      Excluir
    5. Nem coragem de botar a cara vc tem.

      Excluir
    6. Isso mesmo André, Louvado seja Deus! Pra você crer que isso que o site diz é "Obra do acaso", você tem que ter mais fé do que todos nós juntos amado, Deus é Perfeito, e o homem nunca desvendará toda a maravilha por trás de Suas obras!

      Tiago

      Excluir
    7. Fica evidente que seu anonimato, é a prova da sua covardia e suas palavras, sem respeito, o carimbo da sua ignorância.

      Ass. Carlos

      Excluir
    8. salmo 14:1 disse o nécio em seu coração não há deus.
      certamente DEUS criou tudo isso com proposito definido,porque o caos não pode criar a ordem.isso tudo é resultado de uma mente extremamente inteligente.

      Excluir
    9. Me perdoe a franqueza camarada, Idiotice é estudar as belezas do nosso universo e apreciar a harmonia em que tudo se interage e se conecta sem afirmar que um ser supremo o criou. Nada surge do nada !

      Excluir
    10. Suas palavras realmente demonstram grande sabedoria, Sr. Anônimo. Um linguajar e escrita invejáveis. A mente aberta para entender ou pelo menos respeitar a opinião dos outros então... nem se fala. Os melhores cientistas da história são dotados destas qualidades. Parabéns. Acredito que a ordem maçônica não endossa este tipo de posicionamento. Contudo:

      "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
      (Voltaire)

      Excluir
    11. Nossa anônimo, Que bravo!!! Precisa estudar mais para compreender o próximo...

      Excluir
    12. Deus não existe ! e jesus não é filho dele ! é filho do José! rsrsrs

      Excluir
  2. Acredito que Deus deu o inicio ao nosso fantástico universo, mas isso não quer dizer que nós tenhamos que apenas apreciá-lo sem compreendê-lo, ou seja, devemos estudar o universo e entender a criação divina da qual fazemos parte e não apenas nos acomodarmos e rezar para que Ele resolva nossas dificuldades e nos forneça tudo o que precisarmos como crianças mimadas que não fazem nada para merecer as dádivas que lhes são concedidas. Já estamos vivos, o que por si só já é uma prova da existência de Deus, pois as possibilidades matemáticas de que uma cadeia de reações químicas perfeitamente alinhadas para criar um ser humano ou um vírus dentre todas as possibilidades já é um milagre, mas como diz na própria bíblia nós possuímos o livre arbítrio para aprender, errar e acertar, não para sermos simplesmente julgados no fim, mas para evoluirmos como seres cósmicos com um propósito maior na existência.

    ResponderExcluir
  3. O meu Deus nos protege a todo momento gloria a Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Mas Deus nao é um bosta como voce mencionou no comentario anterior

    ResponderExcluir
  5. Acredido no respeito, e dou risada quando um ignorante que não compreende nem a própria morte enche a boca pra falar o que nem ele nem o mais premiado cientista consegue explicar de maneira definitiva senão por teorias. São muito engraçados essas pessoas, acham que sabem tudo por fazer parte da era da informação e visitar o google news todo dia haha

    ResponderExcluir
  6. E ainda dizem que foram à lua. Segundo este site da UFRGS (respeitável Universidade Federal), a lua tem uma distância de 384 mil quilômetros, sendo que 11,5 mil Km é apenas 2,9 % desse trajeto. O homem que pisou lá viveu 63 anos e morreu de problemas cardíacos , acho que esse escudo aí é besteira ou a ida do homem à lua é uma baita mentira. Mas, como mentiram? Coincidentemente, um ano antes fizeram o filme "2001: Uma Odisseia no Espaço" do renomado diretor Stanley Kubrick , efeitos visuais são fáceis para eles. Resumindo; a NASA mentiu, o governo mentiu e você aí duvida de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Deus não apenas criou tudo, Ele ainda controla tudo e sempre vai controlar. Algumas coisas Ele não precisa mexer pois entendo claramente que Ele mesmo fez um sistema autosustentável para todo o universo não importando onde seja, mas quando precisa ou quer alterar alguma coisas, inclusive o próprio tempo ou seja lá o que for, Ele o faz. Precisamos evoluir sim, analisar, estudar, entender, produzir, ensinar..., mas excluir a "mão" de Deus em nossas descobertas, achando que Ele faz as coisas como frutos de nosso empirismo é pura tolice. É de certa forma simples entender isso, basta ir pela lógica de sua Soberania Poderosa sem Limites e Eterna, as coisas só ficam difícies de entender, a respeito dEle, quando O humanizamos, pois Deus não faz parte de nosso Espaço-Tempo ele mesmo fez nosso espaço-tempo, fez as "leis" do mesmo e o altera como bem o quer... Como Ele faz isso? não faz parte da nossa lógica humana esta compreensão e independente de nossas limitações devemos fazer sim nossos maiores e melhores esforços para compreender tudo ao nosso redor e o que está além dEle tbm.

    ResponderExcluir
  8. na minha tardis tem o mesmo esquema !! #doctah

    ResponderExcluir
  9. \o\ |o| /o/ MIB Homens de preto Existem \o\ |o| /o/

    ResponderExcluir
  10. O homem até hoje não sabe como foram feitas as pirâmides do Egito. Mas sabem perfeitamente algo tão completo como a evolução do Homem. Estão cegos pela ciência humana. Agora se você tiver alguma duvida que DEUS ainda existe. Peça a ele uma prova. Peça a ele para falar com você. Peça uma prova. Você vai se surpreender com a experiência.

    ResponderExcluir
  11. Quem esse esterco de cachorro pensa que e mesmo, pra ta falando que Deus não existe! Deus não só existem como já está próximo de vim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.