ESA quer construir um vilarejo na Lua.

O novo diretor da Agência Espacial Europeia (ESA), Johann-Dietrich Woerner, tem um plano que é contrário ao de muitos exploradores da área. Segundo ele, que acabou de assumir o cargo de administração, o foco de instituições como a ESA deveria ser construir um vilarejo na Lua.


A declaração causou surpresa. Afinal, desde que o homem (norte-americano) pisou no satélite natural, em 1969, os planos mudaram. Em vez de continuar mandando missões para lá, programas espaciais passaram a ver com bons olhos a exploração de Marte ou o envio de sondas ainda mais distantes.

"Nós deveríamos olhar para o futuro além da Estação Internacional Espacial. Deveríamos procurar por uma pequena espaçonave em baixa órbita terrestre para pesquisas sobre microgravidade [aquilo que é erroneamente chamado de gravidade zero] e eu proponho um vilarejo no lado mais distante da Lua", explica o diretor.
Segundo ele, o lado mais distante é interessante porque permite a obseração de um setor diferenciado do universo e do próprio satélite natural. "Um vilarejo na lua não significa apenas algumas casas, uma igreja e uma prefeitura. A colônia precisaria significar parceiros de todo o mundo contribuindo para a comunidade com missões envolvendo robótica e astronautas, além de suporte à comunicação via satélite", detalha. Ou seja, apesar de ser um local para se viver, a ciência precisa ser prioridade por lá.

A cooperação internacional sonhada pelo diretor da ESA é complicada, mesmo que essa união seja bem intencionada. O problema é que a NASA, por exemplo, está focada na exploração de Marte — algo que ele considera impossível se missões mais aprimoradas de exploração e colonização não forem feitas antes na Lua.

Leia mais notícias sobre Tecnologia, Aqui

Ainda assim, quem disse que ele vai desistir fácil? "A experiência nos mostra que não há parede entre exploração e aplicações práticas. Olhe para o efeito estufa: todos sabemos o que é e usamos satélites para investigá-lo, mas isso não foi descoberto na Terra, mas sim em uma exploração para Vênus", conclui Woerner.

Clique Aqui e Leia + Notícias do Momento.
Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.
Via TecMundoBBC/Richard Hollingham

Comentários