22 missionários foram condenados à morte pelo Estado Islâmico?

22 missionários foram condenados à morte pelo Estado Islâmico?
O que é o Estado Islâmico? Um grupo que diz ter autoridade política legitimada pela religião islâmica. Liderado por Abu A-Bagdhadi, que autoproclamou califa. O título é dado aos antigos sucessores de Maomé. Resumindo: o Estado Islâmico é um grupo formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores.

Começamos este post falando sobre o Estado Islâmico porque sempre circula nas redes sociais notícias envolvendo o grupo e uma perseguição aos cristãos. Este ano, uma notícia causou grande comoção. Vinte e dois missionários condenados por afegãos islâmicos seriam executados, informa o texto.

Mas será que está informação é verdadeira? Bom! Apesar da informação ter causado grande comoção, ela vem se repetindo ao longo dos anos. E sempre sustentando que a execução vai ocorrer "amanhã".  Acontece que o amanhã é um futuro incerto. Então já deu para desconfiar que está história é de origem duvidosa. 

No "Snopes" encontramos uma matéria sobre os 22 missionários que seriam reféns do Estado Islâmico. Segundo o site, não há 22 famílias missionárias sob a ameaça de execução. Está mensagem circulou em fevereiro de 2009. 

Foto do papa Francisco com bandeira gay é falsa.

Conclusão: a história de que 22 missionários foram condenados à morte pelo Estado Islâmico é BOATO. Quem acompanha notícias internacionais já percebeu que o EI já deu provas suficientes que não fica adiando execuções, pelo contrário, na web há vários vídeos com imagens fortes que mostram a maneira do grupo agir. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários