É boato: Povo brasileiro é o terceiro mais idiota do mundo.

Assunto: Boato que circula pela internet.

Brasil é o terceiro país mais idiota do mundo?

Olá pessoal. Boa tarde! Está circulando pela internet um suposto estudo atribuído ao instituto de pesquisas britânico Ipsos Mori que aponta o povo brasileiro como terceiro mais idiota do mundo. Atrás apenas do México e da Índia.

Ainda de acordo com o texto divulgado nas redes sociais, o estudo, intitulado "Perigos da Percepção", foi realizado em 33 nações.

A instituição realmente fez essa pesquisa e chegou a conclusão que o povo brasileiro é o terceiro mais idiota do mundo? A resposta para a pergunta é NÃO. Isso mesmo! Não é verdade que o povo brasileiro figura lista de mais idiota do mundo.
Brasil é o terceiro país mais idiota do mundo?
Na verdade, foi realizado um estudo para avaliar o grau de conhecimento dos brasileiros sobre si mesmos e, como houve muitas respostas erradas, a pesquisa concluiu que a maioria eram ignorantes sobre o tema.

Cabe ressaltar que o cálculo do estudo foi produzido a partir de 12 questões, que comparou suposições com dados reais da população.

Ignorante x Idiota

O boato de que o povo brasileiro é o terceiro mais idiota do mundo teve origem justamente na troca de palavras. Usuram uma matéria verdadeira sobre o estudo, que foi publicada no site da revista Super Interessante, da editora Abril, em 10 de dezembro de 2015 e atualizada em 31 de outubro de 2016, para criar uma matéria falsa. 

Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo
Link da matéria ⇒ Aqui

Definições do Dicionário do Aurélio 


IGNORANTE ⇒ Que ignora. 
(2) Que não tem instrução.

IDIOTA ⇒ Diz-se da pessoa incapaz de coordenar ideias.
(2) Pateta; parvo.
(3) Que denota estupidez.

Conclusão

Essa história de que o povo brasileiro foi considerado o terceiro mais idiota do mundo é boato.

Comentários