EUA e Canadá se uniram para espionar o Ministério de Minas e Energia.

Edward Snowden revelou que o Ministério de Minas e Energia também foi alvo de espionagem internacional. De acordo com informações do ex-analista da Agência Nacional de Segurança americana (NSA), dessa vez, o rastreamento de dados não foi articulado apenas pelos Estados Unidos, mas também também pela agência de inteligência do Canadá (a CSEC). As informações foram veiculadas no "Fantástico" deste domingo. 

A reportagem, assinada por Glenn Greenwald e Sônia Bridi, afirma que EUA e Canadá se uniram para monitorar e-mails e telefonemas de autoridades ligadas ao Ministério de Minas e Energia. O objetivo seria acompanhar informações estratégicas sobre a atividade mineradora no país, tendo em vista que o Canadá é sede de algumas das maiores empresas do ramo.


Uma reunião entre os países parceiros mostra a apresentação de um programa de espionagem canadense chamado Olympia. O ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, considerou o fato como "grave" e digno de repúdio. O governo do Canadá disse que não comenta assuntos de segurança. A NSA se limitou a dizer que os EUA estão revisando seus meios de inteligência. 


Denúncias anteriores já mostraram que a Petrobras, a presidente Dilma e seus assessores e os próprios cidadãos brasileiros comuns são alvo do monitoramento eletrônico da NSA. (Momento Verdadeiro/Fontes: Fantástico e SRZD).

Greve dos bancários causa prejuízos e gera transtornos no país.