Dormir ajuda o cérebro a eliminar toxinas, mostra estudo.

Ciência - Um estudo da faculdade de Medicina da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, Estados Unidos, revelou que dormir pode ajudar o cérebro a eliminar toxinas. Segundo a pesquisa, dormir permite ao cérebro limpar os resíduos acumulados no dia anterior, através de um mecanismo que se ativa apenas durante o sono.
O artigo, que foi publicado na revista "Science", mostra que durante o sono as células do cérebro se retraem e permitem que o fluxo sanguíneo se desloque mais rapidamente pelo cérebro, o que origina a eliminação de toxinas. O mecanismo, integrado no sistema sanguíneo, impulsionaria o fluxo cérebro-espinhal através dos tecidos e o devolveria purificado. "Esta pesquisa mostra que o cérebro tem diferentes estados de funcionamento durante os períodos de vigília e de sono", explicou o doutor Maiken Nedergaard, da faculdade de Medicina da Universidade de Rochester. 


Segundo os cientistas, as doenças neuro-degenerativas estão relacionadas com a acumulação de resíduos celulares. Por isso, a descoberta poderá fazer avançar a compreensão das funções biológicas do sono e contribuir para os tratamentos contras doenças neurológicas como a doença de Alzheimer. Com informações do Canal 'Tvi24'.