Incêndio e choques em Odessa deixam mais de 30 mortos e 40 feridos.

Um incêndio criminoso foi iniciado em meio a confrontos entre partidários da unidade da Ucrânia e militantes pró-Rússia. Pelo menos trinta e oito pessoas morreram dentro de um prédio em Odessa, cidade portuária no sul da Ucrânia,  informou o  Ministério do Interior ucraniano nesta sexta-feira (2). "Durante os confrontos, um incêndio de origem criminosa começou" na Casa dos Sindicatos, disse o ministério. "Trinta e oito pessoas morreram - 30 intoxicadas com monóxido de carbono e oito que se jogaram pela janela", de acordo com a mesma fonte.

Segundo a Reuters, outras quatro mortes em Odessa já tinham sido anunciadas pela polícia local nesta sexta-feira. Elas ocorreram em confrontos entre ativistas pró-Rússia e os apoiadores do governo ucraniano. Várias pessoas também ficaram feridas. Conflitos semelhantes entre as partes já haviam ocorrido na cidade, mas estas foram as primeiras mortes registradas em decorrência da rivalidade. 

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook  e  Twitter

Os novos líderes pró-Ocidente da Ucrânia acusaram Moscou de apoiar grupos pró-Rússia para tentar desestabilizar um país que tenta desesperadamente se recuperar da revolta que levou à derrubada de Yanukovich. O Kremlin nega ter qualquer papel nos protestos no leste e sul da Ucrânia, dizendo que a população de etnia russa está simplesmente protegendo os seus direitos contra uma possível agressão por líderes pró-Ocidente de Kiev. Com informações do G1.

Comentários