PTB vai apoiar Aécio Neves, do PSDB.

A campanha eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas nos bastidores os partidos políticos já estão em ritmo acelerado para fechar alianças. Este ano o Partido dos Trabalhadores, que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, espera contar com o apoio de sete partidos - PCdoB, PDT, PP, PROSPSD, PRB e PR -, que realizam convenções até o final do mês para oficializar suas posições. Seriam oito partidos, mas, de acordo com o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Benito Gama, o partido vai apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. 


Gama já havia comunicado a posição do partido ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, na sexta-feira (20). O anúncio do presidente do PTB foi feito após reunião no Hotel Ibis, situado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A posição do partido será tornada oficial durante a convenção nacional do PTB, marcada para o dia 27 de junho. "Quisemos avisar com antecedência porque seria muita indelicadeza deixar para avisar a presidente no dia da convenção. Preferi fazer isso agora e apoiar a maioria do meu partido", disse Gama.

A decisão é uma baixa para a campanha da presidente Dilma Rousseff, que contava com o tempo de TV do partido na propaganda eleitoral. Segundo o primeiro-secretário do PTB, Norberto Martins, o partido deve ter entre de 1 minuto e 5 segundos a 1 minuto e 10 segundos. O tempo exato ainda será definido oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral e é calculado conforme o tamanho da bancada na Câmara, onde o PTB tem atualmente com 17 deputados federais em exercício.


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que a campanha seguirá normalmente. "Naturalmente que nós gostaríamos de ter todos os partidos na nossa base, mas vivemos uma situação bem melhor até que a própria campanha de 2010", declarou Costa. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

*Com informações do G1.

Comentários