'Noite de Poesia' contagia público em Varjota, no Ceará.


"Não escrevo para ser famoso... Não escrevo para ganhar ... Escrevo porque gosto ... Das letras desafiar...", diz um trecho da poesia "Alegria de Escrever", do jornalista e escritor Washington Luiz. De fato, observando atentamente a obra "Ou isto ou aquilo", da escritora Cecília Meireles, publicada em 1964, podemos ter uma ideia de como a poesia além de ser prazerosa, pode ser útil. Horácio já dizia que a poesia deveria ser dulce et utile, isto é, propiciar à formação do homem não só o prazer, mas também o conhecimento, conforme cita o artigo "A Importância da Poesia na Formação do Leitor", publicado na Revista Poíesis Pedagógica - Revista do PPGEDUC, da Universidade Federal de Goiás
   
Os munícipes de Varjota, cidade localizada na Mesorregião do Noroeste Cearense e na Microrregião de Ipu, prestigiaram a apresentação do Grupo Entrando em Cena. O evento denominado "Noite de Poesia" aconteceu na última sexta-feira no Ponto de Cultura Recanto das Artes. O clima de emoção contagiou Varjota durante as apresentações poéticas das atrizes Hortência Magalhães ('Não é ilusão' e 'A Marca de Uma Lágrima'), Kelvia Santiago ('Pedaços'), Jaqueline Furtado ('Acho que me apaixonei'),  Jocyane Silva ('Gotas da Chuva'), Letícia Magalhães,  Joycilene (Sonhos) e Sabrit Costa. Em quarteto, foi apresentada a poesia "Morcegos" (Hortencia Magalhães, Leticia Magalhãe, Sabrit Costa e kelvia Santigo). As poesias  foram em homenagem a Poetisa Andreia Martins, do Rio de Janeiro, que prestigiou o evento. 

Em entrevista ao Momento Verdadeiro, o diretor do Grupo Entrando em Cena, Naldo Araújo, estava muito emocionado e não poupou elogios em seus comentários. "Não consigo encontrar palavras para expressar o meu orgulho. Eu já estava muito feliz por ver o Entrando em Cena novamente em palco e com a presença da poetisa Andreia Martins e da Tônia Rocha no nosso evento. A noite de ontem posso resumir em Orgulho. Orgulho de ver mais uma vez a felicidade nos olhos da Hortência Magalhães interpretando as poesias "Não é ilusão" e "A marca de uma lágrima". Orgulho de sentir a doçura da Kelvia Santiago estreando a poesia "Pedaços", mesmo com o aparente nervosismo, seguiu em frente. Orgulho de ver a Jocyanne Silva tão expedida e concentrada no palco brilhando com a poesia "Gotas da Chuva". Orgulho de mais uma vez ver a Jaqueline Furtado apaixonada em cena encantando a todos com a poesia "Acho que me apaixonei". Orgulho de ver a felicidade e a dedicação da Joycilene Rodrigues interpretando a poesia "Sonhos", mostrando que para quem realmente sonha dar um jeito. E o que falar do quarteto Sabrit Costa, Letícia Magalhães, Kelvia Santigo e Hortência Magalhães encantando com a poesia "Morcego"? Simplesmente foram fantásticas. O que posso dizer é que nessa noite de sonhos e encantamentos eu simplesmente voltei a sonhar, a me emocionar, a me sentir novamente feliz. E tudo isso, eu agradeço a cada uma de vocês que me abraçaram com o coração e não me deixaram sozinho quando alguns quiseram me derrubar. Quero que saiba do tamanho do meu orgulho por vocês, orgulho que não consigo expressar, mas posso sentir", ressaltou Naldo.

Gelsienny Terra - Repórter do Momento Verdadeiro.