Hashtag #VaiDilma supera #DilmaDamulher e continua nos TTs.

Panelaço fracassou em seu objetivo”, diz a nota publicada no site do Partido dos Trabalhadores (PT) na madrugada desta segunda-feira, 09. Ontem à noite, o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff pedindo paciência à população e coragem para enfrentar a corrupção, causou vaias e xingamentos nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Curitiba. Houve ainda panelaço e buzinaços como forma de protesto. “As manifestações que aconteceram em algumas cidades brasileiras durante pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff foram orquestradas para impedir o alcance da mensagem, mas fracassaram em seus objetivos”, diz trecho do texto. 

Para o secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, e o vice-presidente e coordenador das redes sociais da legenda, Alberto Cantalice. “A comprovação do curto alcance do protesto veio pelas próprias redes. A hashtag#DilmadaMulher, em apoio à presidenta, tornou-se uma das mais usadas pelos internautas e entrou para o trending topics do Twitter, durante a fala da presidenta em cadeia nacional de rádio e TV”.


Para o PT, o “panelaço” foi realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foi mobilizado durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do partido. “Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo. “Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

Curta o M.V no Facebook e Siga no Twitter.
Clique Aqui e Leia Mais Notícias.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance. Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão. “Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

 #DilmaDaMulher x #VaiaDilma

Nas redes sociais, principalmente no Twitter, as hashtags #DilmaDamulher - um trocadilho com o Dia da Mulher, data celebrada no dia 8 - e #VaiaDilma polarizaram apoiadores e críticos do governo petista, informou o jornal O Globo.

A reportagem informa que uma ferramenta criada pelo Twitter avaliou o comportamento da rede social antes e depois do pronunciamento. Por volta de 20h30, pouco antes do início do discurso, a hashtag #DilmaDaMulher, apoiando a presidente, era tuitada 89 vezes por minuto, contra apenas cinco de #VaiaDilma. Às 20h55, já ao fim do pronunciamento, o valor da primeira chegou a 720, contra 130 da segunda. A inversão dos fatores ocorre às 21h34, quando a hashtag #VaiaDilma chega a 230 tuítes por minuto, contra 210 de #DilmaDaMulher. As duas quase empatam às 22h, mas #VaiaDilma seguiria sendo a mais tuitada até o fim da análise, às 23h30. No fim da manhã desta segunda-feira, a tag #VaiaDilma ainda estava entre os assuntos mais comentados na rede social no Brasil.