Cebolas absorvem bactérias e são venenosas?

Está circulando pelo WhatsApp uma informação que deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Cebolas absorvem bactérias e são venenosas.

Será que a cebola, grande aliada para quem precisa perder peso, que estimula o funcionamento dos rins, controla a glicemia, melhora a circulação, fortalece o sistema imunológico, evita o câncer, combate os radicais livres e preveni o envelhecimento precoce da pele, estimula a síntese de colágeno, entre outros benefícios, agora estaria absorvendo bactérias e se tornou venenosa?

As cebolas são enormes imãs para bactérias? É perigoso cortar uma cebola e guardar a outra parte para o dia seguinte? Cebolas são culpadas por problemas no estômago? Esses são alguns questionamentos que surgem após a leitura da mensagem que alerta para ter - "cuidado com as cebolas". No final, o pedido é para que repasse a mensagem para o maior número de pessoas. 

Ocorre que não há nenhum estudo que concluiu que a cebola faz mal à saúde. Pelo contrário, graças ao antioxidante quercetina, a cebola age contra o envelhecimento. A única observação é para o consumo excessivo. Já que comer muita cebola pode dar gases e ainda pode causar cólicas em bebês que estão em fase de amamentação. Fora isso, não há razão para que uma mensagem alarmista, sem nenhum fundamento, cause pânico.

Cebola faz bem à saúde. Essa história de que  cebolas absorvem bactérias e são venenosas é boato. 

Comentários