Dengue em Alta: Brasil Ultrapassa 1 Milhão de Casos em 2023 - Momento Verdadeiro Alerta!

É galera, a situação não está fácil. A dengue está avançando no Brasil e já passamos da marca de um milhão de casos suspeitos em 2023. É muita coisa, né?

Segundo o Ministério da Saúde, esse aumento nas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti se deve a alguns fatores, como as variações climáticas e o aumento das chuvas em todo o país. Além disso, temos um grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a circulação de diferentes tipos do vírus.

A dengue possui quatro sorotipos, e na maioria dos estados os casos têm sido causados pelo sorotipo 1, mas temos também o sorotipo 2 predominante em algumas regiões. Em Roraima, por exemplo, há uma boa quantidade de casos relacionados ao sorotipo 3, que não causava epidemias há 15 anos. Isso é preocupante, pois pode piorar ainda mais a situação.

Em 2015, tivemos o pior cenário registrado, com 1,69 milhão de pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Foi também o ano com o maior número de mortes, chegando a 986. Mas em 2022, infelizmente, superamos esse recorde triste, com 1.016 óbitos. É um alerta sério para todos nós.

Diante desse cenário alarmante, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya". É uma iniciativa importante para orientar as pessoas sobre os sintomas dessas doenças e ensinar formas de prevenção, além de combater o mosquito transmissor.

Precisamos ficar atentos aos números. Até o dia 11 deste mês, já foram registradas 434 mortes por dengue em 2023, e ainda estão sendo investigadas outras 381 mortes. No mesmo período do ano passado, tivemos 722 óbitos confirmados, mas apenas 50 estavam em análise. A chikungunya também preocupa, com 26 mortes este ano e 45 em investigação.

Os casos de chikungunya também estão em alta. No ano passado, foram 80.589 infectados nesse mesmo período, e este ano já chegamos a 99.785 casos. É um aumento de 24%, pessoal. Já os casos de zika estão crescendo ainda mais, passando de apenas 1.882 casos até maio de 2022 para 6.789 agora. Felizmente, não tivemos mortes por essa doença neste ano.

Vale ressaltar que 397 dos casos prováveis de dengue em 2023 são em gestantes, o que é extremamente preocupante devido à Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika. Essa síndrome pode causar diversas anomalias congênitas nos bebês, como problemas visuais, auditivos e neuropsicomotores.

É hora de nos unirmos e enfrentarmos essa situação. Cada um de nós pode contribuir adotando medidas de prevenção, eliminando possíveis focos do mosquito e protegendo-nos das picadas. Vamos cuidar da nossa saúde e combater juntos a dengue, Zika e chikungunya. 

Contamos com vocês para disseminar essa informação e conscientizar as pessoas ao nosso redor. Juntos, podemos combater a dengue, Zika e chikungunya e criar um ambiente mais saudável e seguro para todos. Se cuidem, protejam-se e vamos enfrentar essa batalha contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos todos no mesmo barco! Se você quiser me apoiar o blog, por favor, faça uma doação pelo Pix para o e-mail momentoverdadeiro@gmail.com. Qualquer valor é bem-vindo e será muito bem usado. 

Leia também

Comentários