Daleste é o 6º MC que morre na Baixada Santista nos últimos 3 anos.

(Reprodução/Facebook)
O assassinato do MC Daleste, que ocorreu no sábado, 6, em Campinas, no interior de São Paulo, trouxe à tona uma série de execuções de funkeiros que aconteceu no litoral de São Paulo desde 2010. Segundo o site G1, em três anos, seis MCs da Baixada Santista foram alvos de emboscadas de criminosos e, desses, apenas um conseguiu sobreviver, entre os mortos estão MC Careca, MC Primo, MC Duda do Marapé, MC Felipe Boladão e o Japonês do Funk, o sobrevivente foi o MC Neguinho do Caxeta.

Leia: Suspeito de matar MC Daleste teria usado pistola ponto 40.

Segundo a polícia, as investigações continuam, mas são bastante complicadas por falta de provas e testemunhas. A polícia também acredita que não há perseguição aos MCs e que os casos são isolados.

Após a morte de Daleste, MCs de várias cidades do Baixada Santista se manifestaram pelas redes sociais sem entender o que havia acontecido com o amigo. "Luto a todos os MC'S do mundo (sic). Vamos cooperar. Chega de violência no meio artístico", disse MC Sexy. O Léo da Baixada afirmou que pretende organizar um ato contra a violência e pelo fim da impunidade"Estamos organizando uma passeata em São Paulo. É para ver se damos um basta nisso. São vários funkeiros mortos e não temos a direção do que aconteceu em nenhum caso", reclama. O MC Neguinho do Caxeta, que levou quatro tiros em 2012, e conseguiu sobreviver, homenageou o amigo morto em Campinas. "Luto MC Daleste" O Funk pede paz".

Saiba mais:


- Publicidade -
Ainda segundo a publicação, de acordo a delegada Cláudia Barazal, primeira pessoa a pegar a ocorrência sobre o assassinato de MC Careca, as investigações nesse tipo de crime sempre são bastante complicadas. "No caso do MC Careca, o que rolou de informação foi que poderia ter sido acerto de contas. Chegaram até a cogitar que ele foi morto por policiais por causa das letras de músicas, ou até por causa de dívidas de shows e empresários. São muitas hipóteses", explica. Ainda segundo a delegada, as mortes dos cinco MC's aparentam ser casos isolados. "Na época falaram que poderia existir uma lista de MCs marcados para morrer, mas não acreditamos nessa possibilidade. Na época alguns nos procuraram e falaram que foram ameaçados, mas acredito que os casos sejam isolados", completa.
MC Primo, Japonês do Funk, MC Felipe, MC Duda e MC Careca foram mortos no litoral (Foto: Arte/G1 Santos)
(*) Com informações do G1.

Comentários