Perda de memória com a idade pode ser recuperada, mostra estudo.

Estados Unidos (Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro) - A perda de memória associada ao envelhecimento geralmente é associada a doenças como Alzheimer, mas esse processo também é natural, é o que mostra um estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, liderado por Eric Kandel, Prêmio Nobel de Medicina em 2000. 
A pesquisa, publicada na edição de 28 de agosto da revista "Ciência Translational Medicine", usou uma combinação de estudos em humanos e ratos para explorar a importância da RbAp48 para a memória. Os pesquisadores se centraram no hipocampo, uma parte do cérebro que é crítica para a memória, e é muito afetada pela perda de memória associada com o envelhecimento e com a doença de Alzheimer . 

O estudo teve inicio quando os pesquisadores realizaram uma análise genética de células cerebrais humanas em oito pessoas entre 33 e 88 anos de idade, essas pessoas não sofriam de doença do cérebro. As mudanças mais significativas ocorreram nos níveis de RbAp48 no giro dentado . A quantidade de RbAp48 declinou com a idade. Para confirmar se a proteína RbAp48 desempenha um papel ativo na perda de memória, os pesquisadores fizeram testes em ratos. "Uma vez que a proteína retornou aos níveis normais, a memória de ratos jovens voltaram, porém a verdadeira surpresa veio quando eles aumentaram a quantidade de RbAp48 nos cérebros de ratos mais velhos. "Ficamos surpresos que este não só melhorou o desempenho de ratos em testes de memória , mas o seu desempenho foi comparável à de ratos jovens, "  explicou o Dr. Scott Small, do Centro para a Pesquisa sobre a Doença de Alzheimer.

Tudo indica que essa proteína pode ser a chave para reverter a falta de memória relacionada à idade. A descoberta deve acalmar os temores e mostrar que é normal perder a memória com o passar do tempo. (Com agências internacionais).

Notícias relacionadas: