Templo de Salomão é comparado ao Cristo Redentor em matéria do 'The New York Times'.

Já repercute na imprensa internacional a inauguração do "Templo de Salomão", do sr. Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record. O centro religioso será inaugurado nesta quinta-feira, 31. O templo custou R$ 680 milhões e terá assentos para 10 mil pessoas ganhou destaque no The New York Times, que disse que o enorme templo faz o “icônico Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem apenas metade da altura, parecer um enfeite em comparação”.

A reportagem do Times aborda as implicações políticas e religiosas para o Brasil do projeto capitaneado pelo bispo Edir Macedo. Este, por sua vez, é apontado como o homem que “reformulou” o cenário religioso nacional, tornando-se bilionário e enfrentando pelo caminho acusações e processos por corrupção e lavagem de dinheiro. “Ninguém reformulou a paisagem religiosa do Brasil como o sr. Macedo. Dono de uma emissora e fundador da igreja, Macedo agora viaja de jatinho com um passaporte diplomático especial defendendo a teologia da prosperidade e doutrinas pentecostais como exorcismo e a cura pela fé”, diz o texto.

Quando encontramos com a realidade.

A presença prevista de Dilma Rousseff na inauguração mostra, segundo o Times, como a mandatária busca o apoio de evangélicos conservadores em sua coalizão, simbolizada pela aliança com Marcelo Crivella, sobrinho do bispo Macedo e candidato ao governo do Rio de Janeiro.



Ao jornal, o arquiteto do projeto afirma que a Universal não “poupou gastos” no Templo. As reações de “assombro” dos passantes, que param para tirar fotos, também foi registrada. “O monumental templo será um poderoso símbolo tanto do Brasil como epicentro do pentecostalismo global como da Igreja Universal como a congregação líder para desafiar a Igreja Católica no país", disse ao jornal R. Andrew Chesnut, especialista em religiões latino-americanos da Universidade Commonwealth de Virginia.

O uso ostensivo de símbolos judaicos também foi observado pela matéria, escrita pelo correspondente Simon Romero e publicada na última quinta-feira. 

Fontes: Exame e The New York Times

Comentários