Bolsonaro está fora da eleição presidencial de 2018? Não, é boato.

Assunto: Boatos que circulam pela Internet.
Deputado federal Jair Bolsonaro está fora da eleição presidencial em 2018.

Bolsonaro não poderá disputar a eleição presidencial em 2018 por causa de condenação

Olá pessoal. Bom dia! Está circulando pelas redes sociais um texto informando que o deputado federal Jair Bolsonaro deve mesmo ficar fora da disputa pelo cargo de presidente da República em 2018.

Uma pesquisa recente, divulgada pela imprensa, aponta que Bolsonaro cresceu, passando de 21% a 25%. Segundo a pesquisa, o deputado ocupa a segunda posição. Quem lidera é o ex-presidente Lula, que cresceu seis pontos percentuais entre julho e agosto, passando de 26% para 32%. Cabendo ressaltar que pesquisas estão sempre sofrendo alterações. Mas a possibilidade de Bolsonaro estar fora da disputa já teve repercussão. 

De acordo com o texto, "a nova condenação do deputado federal Jair Messias Bolsonaro no processo movido pela também deputada Maria do Rosário tirou Bolsonaro das eleições 2018 em função das restrições da Lei da Ficha Limpa".

Com a condenação em segunda instância, Bolsonaro é considerado formalmente inelegível, nos termos da Lei da Ficha Limpa, diz o texto.

Ainda de acordo com o texto, quem comemorou a decisão foi o ex-presidente Lula. Será?

Bolsonaro NÃO está fora da eleição de 2018!

Bolsonaro está fora da eleição presidencial de 2018?
Antes de iniciar uma discussão, eleitores de Bolsonaro [também aqueles que não querem vê-lo concorrendo ao cargo de presidente do Brasil] precisam atentar para os fatos. O primeiro deles é que a confirmação da condenação do deputado Bolsonaro ao pagamento de uma indenização de R$ 10.000,00 à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) não o torna inelegível pela Lei da Ficha Limpa — porque se deu em uma ação cível e não em um processo criminal ou por improbidade administrativa.

Logo, essa história apontando que uma ação cível por danos morais vencida pela deputada petista Maria do Rosário tirou Bolsonaro da disputa eleitoral não tem cabimento. 

Outra fato que chama a atenção, é que a informação reproduzida por vários sites e, compartilhada por muitos nas redes sociais, teve origem no site 'Folha Brasil', que costuma publicar notícias duvidosas.

Conclusão

Essa informação dando conta que Bolsonaro está fora da disputa eleitoral em 2018 é BOATO.

Exigir nota fiscal em posto vai baixar o preço da gasolina?

Comentários