Papa Francisco e Bento XVI também foram espionados pela NSA.

Internacional - Nem o Vaticano escapou da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. Segundo o analista  Edward Snowden, que trabalhou na agência americana,  46 milhões de comunicações telefônicas foram interceptadas na Itália, e entre os telefonemas interceptados estão os do então ainda Papa Bento XVI e também do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, afirma a revista Panorama, que usa documentos de Snowden.
A revista Panorama disse que a embaixada dos EUA em Roma está envolvida nas escutas. Há também intercepções de chamadas feitas no dia 12 de Março, primeiro dia do conclave em que foi eleito o Papa Francisco, e até mesmo telefonemas que passaram pela central da Domus Internationalis Paulo VI em Roma, onde residia o cardeal Bergoglio.

O papa despertou as atenções dos serviços secretos norte-americanos em 2005. Segundo as comunicações diplomáticas tornadas públicas pela WikiLeaks, destacou a Panorama. A revista diz ainda que a embaixada dos Estados Unidos em Roma, na Via Sallustiana, 49, tem uma célula especial que recolhe informações, formada por técnicos da NSA e agentes da CIA.

Síria destruiu instalações de produção de armas químicas.
Documentos revelam esquema da NSA para espionar Dilma
Rede de computadores da Petrobras é espionada pela NSA
Estados Unidos vai reavaliar relações com Rússia

A existência deste núcleo especial é revelado por um documento classificado top secret, datado de Agosto 2010, do lote obtido por Edward Snowden, que revela a existência de 79 outras células desde tipo, das quais 19 na Europa. Alguns em Havana, Cuba. Com informações do site Publico.pt.