Lata com leptospirose causou morte do pai de Daniella Sarahyba?

Lata com leptospirose causou morte do pai de Daniella Sarahyba? Essa é mais uma informação falsa que circula pela grande rede de computadores há tempo. Segundo um texto, que cita uma reportem do SBT, o pai da modelo Daniela Sarahyba morreu após consumir o produto de uma lata, que estaria contaminada com a bactéria leptospira. Cabe ressaltar que o gênero Leptospira contém 20 espécies.

O texto conta uma história e faz um alerta e termina pedindo que os internautas compartilhem com maior número de pessoas. De acordo com o texto, o pai da modelo Daniela Sarahyba, Dr. Orlando, tinha uma casa e uma lancha em Angra. "Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira. Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade. O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco. O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos,consequentemente de leptóspiras", diz o texto.

O blog Momento Verdadeiro está de cara nova! Venha conferir o novo formato, mais moderno e interativo. Você vai se apaixonar pela cultura pop e pelos super-heróis. Clique aqui e Confira!

O alerta vem seguido do pedido de compartilhamento no último parágrafo. "Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo. Faça com que esse aviso chegue ao maior número de pessoas. Por favor, encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa. Gente cuidado com isso".

É verdade que o pai de Daniella Sarahyba morreu de leptospirose? Sim. Mas não é verdade que o advogado morreu após consumir latinhas de refrigerantes ou cerveja. "Orlando tinha um ferimento no pé e esteve em contato com água contaminada numa viagem à Santa Catarina. Ele sentiu dores no corpo e na cabeça. [...] Demorou dez dias para sair o diagnóstico verdadeiro: leptospirose...", como podemos conferir nesta reportagem do jornal O Globo.

Ainda de acordo com o  jornal, há uma explicação cientifica que torna a história que o pai de Daniella Sarahyba morreu após consumir bebida em lata contaminada. É que as leptospiras gostam de ambientes úmidos e de temperaturas elevadas. "Por isso, é muito improvável que elas consigam sobreviver mais que algumas horas na tampa da lata. Como as bebidas são geralmente ingeridas geladas, isso mataria definitivamente as bactérias", diz a reportagem publicada em 2012.

Lula será preso a qualquer momento?
Alexandre Borges tentou se jogar de prédio após divulgação de vídeo?
Homem é atacado por um tubarão branco ao posar para um selfie no mar?

Conclusão: está história de que lata com leptospirose causou morte do pai de Daniella Sarahyba é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. Sou irmã do advogado Orlando Fernandes Neto , o pai da Daniela Sarayba ( nome profissional ). Agradeço a explicação sobre as controvérsias dos fatos . Obrigada !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.