"GRIPE SUÍNA" Aumenta no Brasil.

Muitos casos de gripre ainda não foram diagnosticado. Em todo o mundo, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (30) boletim que registra o aumento de 16 para 20 os casos de infecção pelo vírus da "gripe suína" (rebatizada de influenza A) – no Brasil.

Os casos estão nos Estados de São Paulo (08), Rio de Janeiro (05), Santa Catarina (04), Minas Gerais (01), Rio Grande do Sul (01) e Tocantins (01).

Segundo o ministério, os novos casos confirmados de São Paulo e Tocantins foram contaminados nos Estados Unidos. Já os dois pacientes de Santa Catarina contraíram a doença no Brasil, de paciente que veio dos EUA.

O órgão destaca que, até o momento, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. "Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1)", afirma nota do ministério. 

Fonte:MS