A transparência na Gestão Pública


Olá amigos já citei uma vez aqui a dificuldade de se por em prática conhecimentos técnicos na administração pública, sobre isso o mestre na ocasião me alertou na faculdade. Os poderes constituídos não vão ser sempre os mesmos, e a seqüência de procedimentos que produz os resultados muitas vezes são interrompidos. Todavia com os aperfeiçoamentos tecnológicos, surgem ferramentas que favorecem os administradores, sendo preciso estar atentos as tendências e também lutar para realizar um governo transparente.

O PREGÃO ELETRÔNICO é uma ferramenta de comércio, que utiliza tecnologias da informática, desenvolvida com o objetivo de dotar o mercado de um sistema operacional eficiente e que proporcione a competição e a transparência nos negócios, tanto para o setor privado quanto para o público.

É de suma importância atentar-mos para a questão da transparência nos atos da Administração Pública. A modalidade Pregão influencia de maneira positiva para uma maior transparência no processo licitatório, pois sendo no Pregão Presencial os licitantes estão presentes na disputa e no Pregão Eletrônico as licitações podem ser acompanhas através da internet.

A transparência no processo licitatório é de grande valia para coibir a corrupção, mal que assola a Administração Pública do Brasil. Evitar a corrupção é interessante para toda a sociedade, na condição de que o dinheiro público é contribuição dos cidadãos (contribuintes).

No âmbito do Pregão Eletrônico, o processo é ainda mais célere e menos oneroso aos cofres públicos, facilitando ainda a fiscalização contra fraudes e atos de corrupção, já que o processo é todo informatizado.

O que falta, senão mais empenho dos gestores públicos para implantar nos municípios essa modalidade, que proporciona tantos benefícios como, Redução de Custos Operacionais; Redução dos Preços dos Produtos/Serviços
Maior abrangência nos negócios, onde quem ganha são os cidadãos que podem ver esses recursos aplicados em outras necessidades.


Edição: Washington Luiz / Fonte: Pregão.com.br – soartigos
.

Comentários