SAMU ambulâncias equipadas com Eletrocardiograma


Nos casos de socorro emergenciais quanto mais preciso o diagnóstico maiores são as chances do paciente. Assim o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que presta esse atendimento de urgência em qualquer lugar passa a contar com aparelho de Eletrocardiograma uma ferramenta importantíssima em suas ambulâncias. Por meio dele, as informações de um eletrocardiograma de um paciente atendido em uma dessas viaturas podem ser enviadas por celular para uma central de atendimento, onde há cardiologistas.

Esses médicos farão o laudo, a ser será enviado para o celular disponível na ambulância, junto com o procedimento a ser feito, nos casos em que o paciente receber o diagnóstico de algum problema no coração.

Essa tecnologia permite mais agilidade e precisão no atendimento. Antes dessa tecnologia, havia médicos que dominavam mais ou menos um diagnóstico feito por meio de um eletrocardiograma. Isso poderia significar que o paciente ia para um hospital com dúvida do diagnóstico, se um paciente está sofrendo um infarto, quanto mais rápido for o atendimento, menor é o risco de morte. Isso porque nas duas primeiras horas o risco de óbito é de 50%. Relatou o Ministro Temporão

Além dos problemas cardíacos, o aparelho deve nos auxilar numa série de outras patologias que não são fatais, por exemplo, um paciente que está tendo uma descompensação diabética [excesso de açúcar no sangue] a causa pode ser cardíaca e isso pode ser diagnosticado por esse equipamento.

O socorro é sempre feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Edição: Washington Luiz / Fonte: Portal Saúde

Comentários