Momento Saúde - GRIPE OU RESFRIADO?

Reprodução:

 Momento Saúde - Oi! Tudo bem? Sou a Dra. Gelsienny Terra - Enfermeira especialista em Saúde da Família. Com propósito de contribuir com os milhares de leitores e leitoras que acessam diariamente esse site estaremos dividindo um pouco de nosso conhecimento com vocês. – Jesus abençoe a todos.

Gripe ou resfriado? E agora o que fazer? É fato que as mudanças repentinas de clima aliadas a poluição afetam diretamente nosso cotidiano, e as principais vitimas são as crianças e os idosos.

Febre, dor de cabeça e coriza. Com alguns sintomas parecidos, a gripe e o resfriado são doenças diferentes que podem causar desconforto e mal-estar em qualquer pessoa. Causadas por vírus diversos.


Causada pelo vírus Influenza, a gripe é altamente contagiosa e ocorre, em sua maioria, do final do outono ao começo da primavera. Diferentemente do resfriado, ela tem um início súbito e mais grave.
"Do ponto de vista clínico, a gripe é uma doença bem mais importante. Ela pode ser grave e, eventualmente, fatal", comenta o pneumologista da Universidade Federal Paulista, Clystenes Soares Silva.
Reprodução:
"A pessoa com gripe pode ter dor de garganta, febre, coriza e uma dor muscular intensa", conta Silva. Segundo o médico, a doença pode ainda ter complicações que levem a uma pneumonia e infecções que podem levar à morte.

Causado, principalmente, pelo rinovírus, o resfriado é uma infecção simples do trato respiratório superior (nariz e garganta). "O resfriado é mais simples do que a gripe. Ele dificilmente deixa a pessoa de cama", explica a pneumologista pediátrica Simone Santana Aguiar.

Com sintomas similares ao da gripe, pode-se ter coriza, rouquidão, dores pelo corpo e de cabeça, febre e diminuição do olfato e da gustação quando se está resfriado. "Pode-se ter de seis a sete resfriados ao ano, enquanto o normal é que se pegue gripe apenas uma vez no mesmo período", alerta Simone.
De fácil contaminação, tanto a gripe como o resfriado são comumente contraídos pelo ar, mas pode-se ainda transmitir a doença no contato direto com a pessoa doente. "Quando uma pessoa não lhe cumprimenta com a mão porque está gripada, ela está fazendo uma gentileza, pois é possível contrair a doença dessa maneira", orienta Silva.

Tratamento para gripes e resfriados

Por se tratarem de doenças causadas por um vírus, a gripe e o resfriado não têm tratamento específico. "O que se tem são medicamentos para os sintomas, como os antitérmicos, analgésicos, descongestionantes, uma boa alimentação e muita hidratação", comenta Silva.

"O processo viral é auto-limitado. O vírus tem um ciclo de vida no organismo que dura de três a quatro dias", ensina Simone. Segundo a pneumologista, se passadas mais de 72 horas e a pessoa não sente melhoras, é hora de procurar ajuda médica. "Nesses casos, pode-se evoluir para pneumonias, otites e amigdalites, por exemplo."

De acordo com Simone, o melhor tratamento para a gripe é a vacinação. "A prevenção é o melhor tratamento que temos para doenças virais como a gripe. No caso, a vacina contra a gripe é eficaz e deve ser tomada anualmente", finaliza.



Edição e comentários: Dra. Gelsienny Terra
Com informações do portal Terra/Saúde

Comentários