Vírus "DNS Changer" pode deixar milhares de internautas sem conexão na segunda.

Atualização : "UFC 148": Anderson Silva vence a "luta do século" nocauteando Chael Sonnen.


Fique por dentro - O Vírus conhecido como "DNS Changer" infectou milhares de computadores ao redor do mundo. Devido essa infecção muitos internautas poderão ficar sem conectar a internet na próxima segunda-feira (9). 

Teste pode ser realizado no site da McAfee ( Teste do Momento Verdadeiro)
O vírus foi criado por crackers para redirecionar o tráfego da internet ao obter IPs pelo sistema de nomes de domínio de navegadores da web (DNS).  segundo informações da revista "Veja", como o vírus controla as redes, autoridades conseguiram uma ordem judicial para que o FBI pudesse operar substituindo os servidores, de modo que normalizasse o tráfego, mesmo nos computadores infectados. No entanto, essa ordem expira na segunda-feira, quando especialistas afirmam que os computadores infectados devem enfrentar um "dia do juízo final da internet".

Ainda segundo informações da revista Veja, os sites do FBI, Facebook, Google, provedores da internet e empresas de segurança estão alertando seus usuários sobre o problema, além de orientarem sobre formas de corrigir a falha. 

Usuários podem verificar se seus computadores estão corrompidos através de um teste na página (aqui), do grupo que investiga o vírus, ou de diversos outros operados por firmas de segurança. Outra opção é o site da McAfee, que também desenvolveu uma ferramenta no site (aqui), recomenda que os usuários limpem seus sistemas antes da segunda-feira. "Se os usuários de computadores tiverem configurações alteradas no DNS de seus servidores, não poderão acessar sites, enviar e-mails ou usar serviços on-line", informou a McAfee em comunicado divulgado na quinta-feira.

A empresa de segurança Internet Identity reportou na semana passada que pelo menos 58 das 500 maiores companhias americanas e duas grandes instituições governamentais tinham máquinas corrompidas pelo DNS Changer. Um número pouco expressivo quando comparado ao do mês de janeiro, quando metade dessas empresas e agências estava infectada.
Segundo a IID, o vírus também pode comprometer atualizações do software dos antivírus. "Ele permite que os criminosos possam acessar qualquer informação, mensagem trocada, entre outros dados do computador da vítima", acrescentou.
*Com informações da revista Veja.

Comentários