Morre Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007.

Internacional - Morre, aos 94 anos, Doris Lessing. Ela foi uma das escritoras mais influentes do século 20. e faleceu neste domingo (17) em sua casa do norte de Londres. A informação foi confirmada por Jonathan Clowes, seu agente e amigo de toda a vida."Era uma escritora maravilhosa com uma mente fascinante e original; foi um privilégio trabalhar para ela e sentirei saudades", declarou Clowes.

Doris Lessing escreveu mais de 50 romances durante sua carreira. A escritora foi agraciada com vários prêmios, entre eles o Nobel de Literatura em 2007 e o Príncipe das Astúrias em 2001.

De acordo com informações da 'Globo News', Lessing nasceu em 22 de outubro de 1919 em Kermanshah, na Pérsia - hoje Irã -, Doris escreveu uma rica obra que fez dela um ícone de marxistas, anticolonialistas, militantes anti-apartheid e feministas.  

Na obra "O carnê dourado" (1962) a escritora faz uma análise da personalidade e da criatividade feminina, a obra é ampla e versa sobre muitos temas, desde a questão da identidade em culturas alheias até o limite da loucura. Doris Lessing se dedicou à ficção científica com sua série "Canopus in Argos", realizada entre 1979 e 1983 e inspirada no sufismo. E também escreveu:  "A boa terrorista" (1985), "O quinto filho" (1988), "Diário do bom vizinho". Na política, Lessing militou no Partido Comunista britânico entre 1952 e 1956 e participou de campanhas contra as armas nucleares.

Leia também: Guarda-costas de Gisele Bündchen são condenados na Costa Rica.