PMERJ: coronel preso é exonerado; COE tem novo comandante.


A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) exonerou do cargo de comandante do Comando de Operações Especiais (COE) o coronel Alexandre Fontenelle, apontado pelo Ministério Público como chefe do esquema de corrupção do 14ª BPM (Bangu). Conforme noticiou o jornal carioca 'O Dia', o coronel Rogério Luiz Teixeira Leitão, que ocupava o cargo de comando do 1º Comando de Policiamento de Área - CPA, responsável pelo planejamento de policiamento da capital assume o COE. Quem assume o comando do 1º CPA é o coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso.

A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) confirmou que o major da Polícia Militar, Edson Alexandre Pinto de Góes, se entregou  na manhã desta terça-feira na 1ª Delegacia de Polícia Judicária Militar (DPJM), no Méier, Zona Norte. Subcomandante do Comando de Operações Especiais (COE), ele é acusado de participar de uma quadrilha de PMs desmantelada na segunda-feira, que participava de um esquema de corrupção. Na casa do major foram encontrados R$ 287 mil e joias.

De acordo com informações de "O Dia", o mototaxista José Ricardo de Jesus Oliveira, único que não era PM no esquema de corrupção, foi preso pelos agentes da Seseg, também na manhã desta terça, durante operação na Vila Aliança, na Zona Oeste. Ele era o responsável por recolher o dinheiro das propinas e repassar para os militares.

>> Operação prende 3º na hierarquia da PM e outros 20 no RJ.

Holding criminosa, balcão de negócios e Sociedade Empresária Anônima S/A. Assim foi classificado pelo Ministério Público (MP) o megaesquema de corrupção montado no 14º BPM (Bangu). A quadrilha foi desmantelada na segunda-feira pelo MP e pela Polícia Civil com base em investigações de fatos de 2012 e 2013.

Acusado de chefiar o esquema, o agora ex-coronel Alexandre Fontenelle, responsável pelo Comando de Operações Especiais (COE) e terceiro homem na hierarquia da Polícia Militar, foi preso em um apartamento de classe média alta, no Leme. Também foram presos cinco oficiais e 16 policiais militares, totalizando 22 detenções. Com informações de "O Dia".

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Comentários