Decreto de Dilma sobre conselhos populares não passa pelo Senado.

Um decreto da presidente Dilma Rousseff que tem como objetivo criar conselhos populares em várias instâncias da administração pública, já foi derrubado pela Câmara dos Deputados e não vai passar pelo Senado Federal, de acordo com o presidente Renan Calheiros.

Segundo reportagem do 'Jornal da Globo', não chega a ser uma grande surpresa o que está acontecendo, pois o Congresso sempre encarou esse decreto, o da criação dos conselhos populares, como uma agressão a quem foi, de verdade, eleito pelo povo.


A maioria no Congresso Nacional sempre torceu o nariz para a criação dos chamados conselhos populares para serem ouvidos "na formulação, na execução, no monitoramento e na avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento da gestão pública".

Para parlamentares, isso tira poderes de quem tem representação política (deputados e senadores) e dá poderes políticos para gente sem voto, ligada a movimentos que se dizem sociais. A Câmara derrubou fácil o decreto, impondo uma derrota ao governo. Só não fez antes porque não tinha sido votada a matéria.

"Derrota não nos abate", diz ministro sobre rejeição de decreto presidencial.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, peemedebista, diz que não se trata de uma desforra pelo Planalto ter apoiado, ao governo do Rio Grande do Norte, o adversário Robinson Faria, vencedor na disputa ao governo potiguar. O fato é que o PMDB se uniu à oposição contra alguns aliados do Planalto, deixando o clima ainda mais quente na base de apoio ao governo Dilma.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Fonte: Jornal da Globo.

Comentários