Governo é pego de surpresa com elevação de juros após eleições.

De acordo com o jornalista Gerson Camarotti, o governo não esperava a elevação da taxa básica de juros da economia de 11% para 11,25%. Integrantes do Palácio do Planalto foram pegos de surpresa com a decisão do Banco Central. A expectativa no governo era que a elevação aconteceria na reunião do Copom de dezembro.


Há um reconhecimento de assessores palacianos de que o aumento imediato dos juros na primeira reunião após a reeleição da presidente Dilma Rousseff pode intensificar um pessimismo no mercado em relação à economia. A pressão inflacionária, o aumento do dólar e a piora nas contas públicas foram motivos apontados pelo Copom para a elevação dos juros. Ainda existe a expectativa de aumento do preço de combustíveis e de alta de preços administrados nos próximos meses.

No Palácio do Planalto, há um clima de preocupação com o quadro econômico, e principalmente, com a reação dos mercados nos primeiros dias depois da eleição. Há um incômodo entre assessores palacianos com a pressão para que Dilma sinalize o perfil do futuro ministro da Fazenda. Nas palavras de um ministro, Dilma está atenta a esse cenário, mas não vai aceitar ser pressionada na sua escolha.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Fonte: Blog do Camarotti

Comentários