Levy ou Barbosa, quem será o novo Ministro da Fazenda?



A presidente Dilma Rousseff vai escolher entre Nelson Barbosa, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda e Joaquim Levy, ex-chefe do Tesouro, como novo ministro da Fazenda. O anúncio seria feito nesta sexta-feira (21), mas foi adiado.

Fontes do governo disseram à Rede Record que o mais cotado para a pasta é Barbosa. Ele é apontado como a segunda opção de Dilma, após o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, recusar o convite para assumir o Ministério da Fazenda. Trabuco era o nome mais cotado porque tem boa aceitação no mercado financeiro.

Barbosa já atuou no primeiro escalão do governo, há pouco mais de um ano, como secretário-executivo da Fazenda. Em junho de 2013, ele deixou o ministério por falta de sintonia com o secretário do Tesouro, Arno Augustin, sobre a política econômica do País. Apesar de Barbosa não ser considerado um nome ligado ao mercado, o que pesa a seu favor é a vontade pessoal de Dilma, com quem mantém um bom relacionamento. Se o nome de Nelson Barbosa se confirmar, a expectativa é de que Augustin deixe o Tesouro.

Em uma sexta-feira marcada pelas especulações, o nome de Joaquim Levy também foi lembrado para o cargo, segundo disseram fontes do governo à agência de notícias Reuters. Já para a Agência Estado, fontes disseram, na condição de anonimato, que Levy é o escolhido de Dilma para a Fazenda, enquanto Barbosa deve assumir o Ministério do Planejamento. Apesar das especulações, certo mesmo é que Alexandre Tombini vai continuar como presidente do Banco Central. Os três, Tombini, Levy e Barbosa, irão compor o núcleo duro da equipe econômica.

Segundo uma fonte ligada ao Planalto, a presidente não anunciou hoje o nome do novo ministro da Fazenda para aguardar a votação da revisão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), prevista para a próxima quarta-feira.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Fonte: R7

Comentários