Obama fará o que puder para fechar a prisão de Guantánamo.

A prisão militar de Guantánamo, em Cuba, poderá ser fechada em breve. Fechar a prisão é uma promessa antiga do presidente americano. Em entrevista a rede CNN, neste domingo, 21 de dezembro, Barack Obama disse que depois que 4 afegãos presos lá foram enviados para casa, vai fazer "tudo que ele puder" para fechar a prisão."Eu vou fazer tudo que posso para fechá-la", disse Obama na CNN, em um programa de entrevista gravado na sexta-feira com a jornalista Candy Crowley.

Para Obama, Guantánamo prejudica a imagem dos Estados Unidos no mundo. Mas ele não foi capaz de fazê-lo, em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso de seu país. "É algo que continua a inspirar os jihadistas e extremistas em todo o mundo, o fato de que essas pessoas estão presas (...) É contrário aos nossos valores e é muito caro. Nós estamos gastando milhões para cada indivíduo lá. E nós temos baixado a população ali significativamente", disse o presidente do Estados Unidos. Na última etapa do impulso gradual para fechar a prisão, 4 afegãos detidos há mais de uma década em Guantánamo foram enviados para casa, disse o Pentágono no sábado.


Na entrevista, Obama também falou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, está governando em direção a uma "contração econômica" devido a crise com a Ucrânia. "Ele está presidindo o colapso de sua moeda, uma grande crise financeira e uma enorme contração econômica." O presidente americano também rejeitou a noção que "Putin seja um mestre do xadrez e que esteja manobrando o Ocidente e o sr. Obama".

Ataque de hackers feito à Sony Pictures - Esse foi outro assunto abordado por Obama na entrevista. O ataque fez o filme "A entrevista" ter estreia suspensa na semana passada. O longa é uma comédia de situação sobre um plano da Agência Central de Inteligência americana, a CIA, para matar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.Com informações da Reuters e G1.

Itamaraty acompanha caso de brasileiro preso na Bulgária.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .