Irmão de japonês executado pelo EI tinha esperança de vê-lo salvo.


Nesta domingo (hora local de Tóquio), irmão Kenji Goto, o jornalista japonês executado pelo Estado Islâmico (EI), Junichi Goto, disse que tinha esperanças que o jornalista fosse libertado através das negociações entre os governos japonês e jordaniano com esse grupo terrorista. "Já estava preparado (para receber a notícia de sua execução). Mesmo assim, ao começar as negociações esperava que no fundo iam poder salvá-lo e que poderia retornar (ao Japão)", disse Junichi à emissora pública 'NHK'.

Esta semana, o EI tinha exigido a libertação da terrorista Sajida al Rishawi, condenada à morte na Jordânia, em troca de libertar Kenji Goto e o piloto jordaniano Moaz Kasasbeh, também em mãos do grupo. "Até agora, o governo e o povo japonês apoiaram nossa situação e quero agradecê-lo. Queria que Kenji voltasse são e salvo para que ele mesmo pudesse expressar sua gratidão, mas infelizmente não foi assim", acrescentou o irmão do jornalista. "Sinto orgulho pelo trabalho realizado pelo meu irmão, embora ache que o que ele fez desta vez foi um ato imprudente", afirmou Junichi, que qualificou de 'imperdoáveis' os assassinatos realizados pelo EI.

Um vídeo divulgado online neste sábado mostra a suposta execução do refém japonês Kenji Goto por integrantes do Estado Islâmico. Segundo a agência AP, o vídeo, divulgado na noite de sábado (31), mostra um militante com acentuado sotaque britânico decapitando Goto, um jornalista freelancer de 47 anos. Divulgado em websites militantes, o vídeo mostra os mesmos símbolos dos vídeos anteriores do Estado Islâmico. Sua autenticidade, porém, ainda não foi oficialmente confirmada.


O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Yasuhide Nakayama, havia dito na noite de sexta-feira que as negociações para a libertação de Goto estavam paralisadas. A Reuters informa que as autoridades japonesas estão analisando o vídeo para comprovar sua autenticidade, segundo a rede japonesa de TV NHK. Mesmo sem a confirmação, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, falou à imprensa sobre o assunto. "Sinto uma forte indignação perante esse ato desumano e desprezível de terrorismo", afirmou. "O Japão irá trabalhar com a comunidade internacional para trazer os responsáveis por este crime à justiça", acrescentou, reforçando ainda que o Japão "não se entregará ao terrorismo".

A agência diz que o vídeo mostra um homem com a cabeça coberta, em pé e segurando uma faca contra a garganta de Goto. Na sequência, são vistas imagens de um corpo com uma cabeça já separada. Dirigindo-se a Shinzo Abe, o homem diz: "Por causa de sua decisão imprudente de tomar parte em uma guerra impossível de ganhar, esta faca irá não apenas matar Kenji, mas também continuar e causar massacre onde quer que seu povo seja encontrado. Que comece o pesadelo para o Japão".

   

Fonte: G1