Posso usar vale alimentação para comprar produtos não alimentícios?

"Recebo vale alimentação e refeição. Gostaria de saber se poderia usar meu crédito para comprar outros produtos com o vale alimentação?"


Celulares e outros eletrônicos podem ser comprados na rede com cartões Visa Vale. Segundo informou uma reportagem publicada no site insper.edu.br, algumas Lojas Americanas em São Paulo aceitam o vale-refeição eletrônico para a compra de produtos não alimentícios. Celular, liquidificadores, ventiladores, lingeries, produtos cosméticos são só uma amostra do mix de produtos que os clientes podem comprar, sem nenhuma burocracia, utilizando os cartões subsidiados pelo governo da bandeira Visa Vale.

De acordo com a reportagem, pode ser considerada uma forma ilegal de utilizar o Programa de Alimentação do Trabalhado (PAT), instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, com foco em melhorar as condições de vida de trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos.

Atenção! Pode ser considerado ilegal, mas aceitar vale alimentação para comprar outros produtos depende do estabelecimento. 

Comentários