Interno do Degase está isolado por doença contagiosa.

Campos dos Goytacazes - Um adolescente de 17 anos, interno do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves. Ele está na ala de isolamento por apresentar um quadro de herpes-zóster. A doença é contagiosa. Atualmente a unidade atende 217 menores. A informação foi confirmada pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Novo Degase, que afirmou através de nota, que o adolescente apresentou os sintomas da doença na última semana. Segundo o órgão, o jovem foi encaminhado para a unidade básica de saúde de Santa Cruz para receber atendimento médico e em seguida foi encaminhado para ala de isolamento, seguindo recomendação da vigilância epidemiológica do município. A nota informou ainda que o jovem está sendo medicado.

"Com o objetivo de evitar novos casos, a coordenação de saúde do Degase está acompanhando o caso e tomando as medidas cabíveis", ressaltou a nota.


A Direção de Vigilância em Saúde informou que 11 menores foram identificados com a suspeita da doença e que serão vacinados, ainda essa semana, contra o vírus da catapora, que é o mesmo vírus da herpes-zóster.

A Vigilância informou ainda que na última sexta-feira (27), foi feito um levantamento para averiguar quantas pessoas tiveram contato íntimo com o adolescente, e que não tiveram catapora.

Doença

O vírus da herpes-zóster é o mesmo da catapora e não há transmissão respiratória, mas a doença pode ser transmitida através do contato.

Os primeiros sintomas são um pouco de formigamento e dor no lugar onde vão aparecer as lesões e, em alguns casos, febre baixa no primeiro dia. Posteriormente começa a aparecer vermelhidão no local afetado e só então aparecem as bolinhas com água, que são as vesículas contendo o vírus.

[ Fonte: g1.globo.com ]

Comentários