Enem 2017 não vai servir como certificação de Ensino Médio.

Quem estava planejando fazer o Exame do Ensino Médio (Enem) para obter a certificação do ensino médio, pode começar a mudar os planos. É que o exame deixará de servir como certificação de conclusão do ensino médio este ano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17/01) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. 

Segundo Mendonça, "o Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior... [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio".

De acordo com o ministro, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que atualmente é usado como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários