Vacina contra a febre amarela é um veneno mortal? Não, é boato.

No momento em que o Brasil vive um surto de febre amarela, surge uma informação de origem duvidosa que tem causado alvoroço nas redes sociais. Dizem que depois de vacinarem mais de 40 milhões de pessoas descobriram que a vacina da febre amarela é um veneno mortal

A notícia, que já teve milhares de compartilhamentos no Facebook e também pelo WhatsApp, deixou muita gente preocupada porque o texto diz que  a vacina ataca diretamente o sistema nervoso e causa problemas de respiração, paralisia e pode levar até a morte. "Se tomas vacinas contra a Febre Amarela, é provável que estejas a ser envenenado aos poucos, pois sabe-se que estas contêm produtos químicos neurotóxicos e metais pesados em concentrações alarmentes! Para além disso, não existe uma forma segura de mercúrio, tal como não existe forma segura de heroína. Todas as formas de mercúrio são consideradas altamente tóxicas quando injetadas no corpo," diz um trecho texto.

Será que é verdade? A vacina contra a febre amarela é um veneno mortal? A reposta é NÃO! Isso é mais um boato maldoso que circula pela internet. O Ministério da Saúde assegura que todas as vacinas ofertadas no Sistema Único de Saúde passam por um processo rigoroso de avaliação de qualidade, obedecendo a critérios padronizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A pasta afirma ainda que a vacina contra a febre amarela é altamente imunogênica, bem tolerada e raramente associada a eventos adversos graves.

Inclusive, a falsa informação de que a vacina contra a febre amarela é um veneno mortal já foi desmentida pela imprensa. O portal de notícias da Globo, o G1, publicou uma matéria sobre o caso.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Menina teve reação à tatuagem de henna. Impressionante!