Cientistas levam Nobel de Física por estudos sobre ondas gravitacionais.

Assunto: Prêmio Nobel de Física 2017

Cientistas levam Nobel de Física por estudos sobre ondas gravitacionais

Cientistas levam Nobel de Física por estudos sobre ondas gravitacionais.
Os cientistas Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne foram agraciados nesta terça-feira (3) com o Prêmio Nobel de Física 2017 pela "contribuição decisiva para o detector Ligo e a observação de ondas gravitacionais", anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia. As informações são da EFE.

Os três premiados contribuíram "com entusiasmo e determinação" de forma "inestimável" para colocar em funcionamento o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria Laser (Ligo), iniciativa que detectou essas ondas pela primeira vez.

Após "quatro décadas de esforços", este projeto, para o qual colaboram cerca de mil cientistas de 20 países, foi o que detectou pela primeira vez, em 14 de setembro de 2015, este fenômeno cósmico que Albert Einstein tinha predito um século antes na Teoria Geral da Relatividade.

Três americanos ganham Nobel de Medicina por estudos sobre ritmo circadiano. 

Weiss receberá a metade do prêmio em dinheiro deste Nobel e seus dois colegas dividirão a metade restante. O valor em dinheiro do prêmio é de 9 milhões de coroas suecas (equivacente a cerca de R$ 3,4 milhões), depois que a Fundação aumentou, em 2017, o montante dos prêmios Nobel pela primeira vez em cinco anos. 

Com informações da Agência Brasil.

Comentários