Governo quer oferecer internet de banda larga por R$30

INTERNET
Reprodução

Brasileiros pagam 10 vezes mais pela internet banda larga que países desenvolvidos.

O acesso à conexão de banda larga no Brasil é 10 vezes mais caro do que em países desenvolvidos, segundo estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada (Ipea), em Brasília. Enquanto no Brasil se gasta com banda larga, em média, 4,58% da renda mensal per capita, nos países desenvolvidos a mesma relação gravita em torno de 0,5% – quase 10 vezes menor, segundo os dados apresentados.
A conexão banda larga chega a apenas 3,1% dos domicílios brasileiros, percentual que totaliza 266 mil residências de um total de 8,6 milhões.

O estudo vem em meio às intensas discussões sobre a adoção do Plano Nacional de Banda Larga, cujo objetivo é massificar o acesso à internet no país a preços menores que os cobrados atualmente pelo mercado. A proposta do governo é oferecer a banda larga a preço em torno de R$ 30.

– A penetração no Brasil é bastante crítica – disse Luis Kubota, um dos técnicos responsáveis pelo estudo.

Kubota afirma ainda que, embora o preço tenha caído, a densidade de acesso ainda está abaixo dos padrões internacionais – mesmo em relação a países com nível de desenvolvimento econômico semelhante, como México e Turquia.

Segundo os dados, o Brasil tem uma média de conexão de 1 Mbps (megabit por segundo), enquanto países como Japão e Coreia têm conexões de 100 Mbps.

– Isso acontece por causa do uso de fibra óptica, que propicia velocidades mais altas – afirmou Kubota.

Edição: Washington Luiz / Fonte:Zerohora

Comentários