"Exposição infantil na internet" é tema de debate na TV iG.

O programa 'Desafios', da TV iG, abordou uma tema de extrema importância nos dias atuais: "Exposição infantil na internet". Para debater sobre este tema o programa, que apresentado pela jornalista Aretha Martins, convidou duas especialistas: Miriam Barros, psicóloga e terapeuta familiar, e Monica Pessanha, psicoterapeuta infantil.

Aretha Martins deu inicio ao debate comentando o papel da internet no quotidiano de todos, inclusive, das crianças que já mostram habilidade para mexer em smartphones e tablets desde a mais tenra idade. A jornalista indaga: Será que a exposição das crianças a jogos, redes sociais e sites é prejudicial?

A psicoterapeuta Monica Pessanha: "A exposição das crianças na internet tem muito haver com aquilo que nós temos de crença. Então nosso ambiente familiar, como que ele é? Ele é exposto ou ele não é? Ele é público ou é privado? Então a minha opinião é que agente precisa entender o que é privado. Eu não sou a favor da exposição em excesso na internet. Eu acho que a gente perde algumas coisas ... por exemplo ... a criança primeiro precisa formar a identidade dela. Se ela está muito exposta, ela pode ter uma formação meio que inadequada," ressaltou Monica.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Família: qual a importância dos filhos na vida dos pais; entenda.

Para psicóloga e terapeuta familiar, Miriam Barros, "Internet é instrumento muito bom, mas também que pode ser perigoso. Eu acredito que evitar a exposição é praticamente impossível hoje em dias com as crianças. Em algum momento eles vão ter acesso. O que precisa ser feito e é positivo é o acompanhamento dos pais ... Os pais precisam entender de internet, entender de perfis de rede social, para que eles possam acompanhar as crianças. Eu acho que isso tem que ter um controle, as crianças não podem ficar o dia todo na internet, ou no Facebook. Assim como os pais têm controle em outros assuntos também - o tempo de brincar, de fazer a lição...acho que é a mesma coisa em relação a internet," explicou Miriam destacando que o uso da internet pode ser positivo também. A psicóloga também disse que não tem necessidade de uma criança ter computador no quarto, o aparelho usado para acessar a rede tem que está em local comum onde os pais possam ver o que as crianças estão acessando.

Veja o debate:

  

Comentários