Preço alto da carne de boi força consumidores a optarem pelas carnes suína e de frango.

Brasileiros reduzem o consumo de carne de boi por causa do preço. E como o peixe também está mais caro, o que tem cabido no bolso agora é a carne de porco, de frango, conforme noticiou o Jornal Nacional nesta segunda-feira, dia 04.


De acordo com a reportagem do telejornal da Globo, as condições do clima têm a ver com o preço da carne. "Os donos de açougues dizem que a explicação é simples: faltou chuva no pasto e o capim, que é o principal alimento do boi, ficou escasso. Resultado: diminuiu a quantidade de carne pra venda. E, por isso os preços dispararam. No campo, a arroba do boi chegou a R$150. É o maior valor dos últimos 20 anos", informa William Bonner.

Ainda de acordo com o 'JN', a carne bovina subiu 23% no ano passado, e nos três primeiros meses deste ano a alta acumulada já está em 1,43%. Outra razão para o aumento é que os frigoríficos estão preferindo exportar. É que carne lá fora é vendida em dólar e a moeda americana se valorizou em relação ao real.“As pessoas, de fato, estão tentando continuar consumindo carne, mas consumindo aquilo que cabe dentro do seu bolso”, analisa Edson Vieira, analista-chefe do IBGE-GO.

Mercado estima inflação em 8,26% e Selic em 13,5% no final de 2015.

Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter.

Com informações do Jornal Nacional.