Prisão foi preparada para evitar que "El Chapo" fuja pela 3ª vez.

Novas medidas de segurança para evitar que o traficante mais procurado do mundo, Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera, escape da prisão pela terceira vez, já foram implementadas, como noticiou a "BBC". Piso reforçado com aço, fechadura eletrônica, câmeras e monitoramento por soldados. Estas são as medidas que as autoridades mexicanas adotarão para tentar evitar uma nova fuga de "El Chapo".

Guzmán voltou à prisão de segurança máxima El Altiplano. O traficante retornou ao local de onde conseguiu fugir de forma espetacular - através de um túnel de 1,5 km que saía debaixo de sua cela e levava até os arredores da prisão - em julho de 2015. No entanto, agora as autoridades dizem que a prisão está preparada para evitar uma nova escapada. A vigilância em torno da prisão foi reforçada com tanques, soldados, policiais federais e policiais do Estado do México.

O contato de "El Chapo" com advogados e até com a família será restrito, como informou o repórter da BBC Mundo no México Alberto Nájar.

O repórter disse ainda que o piso foi reforçado com vigas de aço, dois cadeados com correntes, fechadura eletrônica, uma porta interna com vigas e outra com placas de metal. Além disso, "El Chapo"  será monitorado permanentemente com câmeras de vídeo, que registram imagens e sons. Guzmán também não terá TV, ao contrário do que ocorria antes da fuga, e será vigiado 24 horas por dia.

"El Chapo" concedeu entrevista ao ator Sean Penn.

Mas no México muitos acreditam que ele será extraditado para uma prisão dos Estados Unidos e não terá tempo de planejar e executar outra fuga. A imprensa mexicana informou que a Procuradoria Geral da República do México quer avançar o mais rápido possível com o processo de extradição, que poderá ocorrer já no meio do ano.

O traficante, entretanto, contratou advogados de peso que podem dificultar a estratégia da promotoria. Guzmán é visto nos EUA como o maior traficante de drogas ilegais para território americano e responsável por milhares de mortes - não é à toa que é considerado 'inimigo número um' pela cidade de Chicago. Com  informações da BBC.

Comentários