Unicamp desmente boato sobre temporal devastador em Campinas.

No último mês de 2016, circulou pela internet uma informação falsa de que a Terra terá seis dias de escuridão. O boato deixou muita gente preocupada. Clique aqui para saber mais sobre os rumores de que a NASA teria confirmado seis dias de escuridão. Notícias falsas sobre catástrofes são recorrentes na web. 

No ano passado, publiquei um post desmentindo três boatos, todos envolvendo a agência espacial norte-americana, NASA. Confira neste link! Recentemente, começou a circular pelo WhatsApp, áudios com informações sobre um temporal devastador em Campinas. A previsão é de que o fenômeno deve atingir a cidade até fevereiro de 2017. "Para o final de janeiro e começo de fevereiro está previsto um temporal muito grande (...) um temporal devastador", informa o alerta, atribuído a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Será que essa informação é verdadeira? A resposta é NÃO! Isso mesmo, o site da Unicamp divulgou uma Nota de Esclarecimento desmentindo o boato de que ocorrerá um temporal devastador em Campinas. "A Unicamp vem a público para desmentir boato que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens “informando” que a Universidade previu a ocorrência de uma tempestade sem precedentes, em Campinas, para o final de janeiro ou começo de fevereiro", diz a nota.

"Nós não temos condições de fazer previsões com 20 dias antecedência. Se tivéssemos, seria uma maravilha, pois obteríamos muitos ganhos na agricultura", explicou o professor Hilton Silveira Pinto, ex-diretor e atual pesquisador convidado do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Aplicadas à Agricultura (Cepagri), esclarecendo que qualquer previsão sobre chuvas que supere cinco dias "ou é especulação ou má fé".

Conclusão: esta história sobre grande tempestade em Campinas é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da Unicamp

Comentários