MP denuncia o pastor Marcos Pereira

(Pastor Marcos Pereira realiza trabalhos com detentos - Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o pastor evangélico Marcos Pereira da Silva, da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por dois crimes de estupro e coação. Das três denúncias, duas já resultaram na prisão preventiva do criminoso. De acordo com a última, ajuizada na terça-feira (07/05), uma vítima foi ameaçada após prestar depoimento contra o pastor.

O promotor Rogério Lima Sá Ferreira, autor das denúncias, explicou que o primeiro crime ocorreu no final de 2006, quando o Marcos estuprou, nas dependências da igreja, uma vítima que o tinha como líder espiritual. A segunda denúncia diz respeito a crime semelhante ocorrido em meados de 2009, contra outra fiel. Conforme descrevem os documentos entregues à Justiça, em ambos os casos, o denunciado se valeu de sua condição de autoridade religiosa para estuprar as vítimas.

Na terceira denúncia, o pastor e os comparsas Ubirajara Moraes Pereira, Cezar Luiz Morares Pereira, Lúcio Oliveira Câmara Filho e Daniel Candeias da Silva são acusados pelo crime de coação. Em março de 2012, eles ameaçaram uma das vítimas, que prestava depoimento no inquérito instaurado para apurar o envolvimento do denunciado com a prática dos crimes.

Ministério Público do Rio de Janeiro.