Wentworth Miller assume ser gay e protesta contra lei russa.

(Reprodução internet)

Wentworth Miller, protagonista da série de TV Prison Break, roteirista do longa 'Segredos de sangue'  e que no cinema interpretou Chris Redfield, no Resident Evil 4 e 5, rejeitou o convite para participar do festival de cinema de São Petersburgo e assumiu ser homossexual. O ator e roteirista escreveu uma carta onde aproveitou para protestar contra a recente lei russa que pune a apologia à homossexualidade.

A carta foi divulgada pelo ator quarta-feira, 21, no site da Glaad (associação não-governamental que defende os direitos de homossexuais, bissexuais e transgêneros nos meios de comunicação norte-americanos).

Leia abaixo a carta de Miller ao Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo. (Tradução livre)

21 ago 2013

Re: St. Petersburg International Film Festival / "Convidado de Honra" Convite

Prezada Sra. Averbakh:

Obrigado por seu gentil convite. Como alguém que gostava de visitar a Rússia no passado e também pode reivindicar um grau de ascendência russa, que me faria feliz em dizer que sim.

No entanto, como um homem gay, eu devo recusar.

Estou profundamente preocupado com a atitude atual direção e tratamento de homens e mulheres homossexuais por parte do governo russo. A situação não é, de maneira aceitável, e eu não posso em boa consciência, participar de uma ocasião comemorativa organizada por um país onde pessoas como eu estão tendo negados sistematicamente seu direito básico de viver e amar abertamente.

Talvez, se e quando as circunstâncias melhorarem, eu estarei livre para fazer uma escolha diferente.

Até então.

Wentworth Miller

Membro, HRC 
Membro, GLAAD 
Membro, do Projeto Humanidade

O porta-voz do GLAAD, Wilson Cruz, elogiou a atitude do ator: “Ele passou uma mensagem importante para os gays e lésbicas da Rússia, que enfrentam violência extrema e perseguição: vocês não estão sozinhos. Mais celebridades e corporações deviam seguir o exemplo.” Informação divulgada pelo Buzzfeed.



A manifestação de Wentworth, que assumiu sua homossexualidade aos 41 anos, é contra a lei aprovada pelo parlamento russo em junho, que proíbe a “propagação de relações sexuais não-tradicionais” e impõe multas a quem promover passeatas de orgulho gay.

(*) Momento Verdadeiro com Agências.