Eclipse lunar total poderá ser visto de todo o Brasil.

O Planeta Terra ficará entre o Sol e a Lua na madrugada desta terça-feira (15) – ou seja, na passagem desta segunda para a terça, quando haverá um eclipse lunar total que poderá ser visto de todo o Brasil. A sombra da Terra começará a cobrir a Lua às 2:58:19 de terça, e o início da totalidade da cobertura se dará às 4:06:47. O final do eclipse será às 6:33:04.

No canto direito está o céu a oeste, visto de São Paulo. À esquerda, a Lua em destaque durante o período do eclipse. Segundo o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional (ON/MCTI), a visibilidade será ampla, mas particularmente favorável às regiões situadas no oeste do País, principalmente quanto à parte final do fenômeno. “A duração do eclipse total será de 78 minutos”, informa.


O coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), João Batista Garcia Canalle, destaca que, durante a evolução do fenômeno, a Lua estará entre a estrela Espiga (ou Spica) e Marte. “E, por estar mais próximo da estrela, fará do evento algo particularmente atraente.”

Canalle explica que a tonalidade alaranjada que a Lua costuma apresentar na fase de totalidade é uma característica desses eclipses. A luz do Sol que atinge a atmosfera da Terra é desviada sobre a Lua eclipsada, porém a atmosfera da terrestre retém o lado azul do espectro de cores do Sol, resultando naquela cor.


Marte mais perto -  Abril oferece outra boa oportunidade de observação para as pessoas interessadas em astronomia. O planeta Marte está em sua distância mínima da Terra, fenômeno que ocorre a cada dois anos, aproximadamente.

“[O planeta] poderá ser visto a olho nu desde o começo da noite ao leste, ou seja, no nascente”, Jair Barroso, do ON. “Estará perto da estrela Espiga, da constelação da Virgem.”

A distância entre os planetas será de 93 milhões de quilômetros.

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Comentários