PT ingressará com ação judicial contra o deputado Jair Bolsonaro.

Brasil - A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota, nesta terça-feira (9), em repúdio à agressão sofrida pela deputada federal Maria do Rosário (RS) no plenário da Câmara dos Deputados.

Após discursar sobre a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que busca resgatar a memória da País ao investigar e relatar crimes cometidos durante a ditadura militar, a parlamentar foi ofendida pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por seu sexismo. O parlamentar afirmou que não a estruparia porque ela não merece.


No texto, a secretaria presta solidariedade à deputada petista e saúda a iniciativa dos deputados Fernando Ferro (PT-PE) e Amauri Teixeira (PT-BA) que se prontificaram a ingressar com representação contra Bolsonaro no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. “Prestamos nossa solidariedade à deputada Maria do Rosário e a todas as nossas companheiras que sofrem com o sexismo tão presente em diversos espaços da política, mas não deixam de lutar por um mundo livre de preconceitos. Não nos calarão!”, afirma o documento

Deputados prometem levar Bolsonaro ao Conselho de Ética

Pela atitude, os deputados Jô Moraes (PCdoB-MG), Fernando Ferro (PT-PE), Amauri Teixeira (PT-BA) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), informaram que vão representar contra o Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar.

Acompanhe o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter.


Para o deputado Jean Wyllys, a Corregedoria e o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados não podem mais tolerar os abusos do deputado do PP. Segundo ele, os parlamentares que entrarão com mais uma representação esperam que os órgãos competentes da Casa tomem medidas contra os sucessivos abusos cometidos por ele. “Essa frase materializa uma mentalidade misógina, machista e de estímulo à violência sexual contra a mulher”, frisou Wyllys.

“Faremos mais uma representação na Corregedoria e no Conselho de Ética da Câmara e esperamos que, desta vez, a Casa tome providências concretas contra os abusos que este deputado vem provocando”, concluiu.


Partido dos Trabalhadores vai processar Bolsonaro 

O PT e partidos aliados do governo vão ingressar com ação judicial contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por ele ter afirmado nesta terça (9) que não "estupraria" a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque "ela não merece". Os governistas também vão pedir abertura de processo no Conselho de Ética da Câmara contra o parlamentar para que ele perca o seu mandato. "A barbárie cometida hoje no plenário da Câmara ofende a cidadania brasileira. No âmbito do parlamento e do Judiciário, todas as iniciativas serão tomadas por nós, parlamentares da bancada do PT, já que as ameaças demonstram total desrespeito à condição de representante desse país", diz a nota.

Outro Lado - O deputado Jair Bolsonaro disse colocou Maria do Rosário na latrina da história. "Após elogiar a atual política de direitos humanos e mentir sobre o período militar e, em sendo o próximo orador, fui obrigado a colocar a ex-ministra Maria do Rosário em seu devido lugar, ou seja, na latrina da história".

Washington Luiz | Repórter do Momento Verdadeiro.
Com Agências de Notícias

Comentários