O homossexualismo é pecado?, responde Teólogo.

Momento Verdadeiro (Washington Luiz, jornalista e teólogo) - "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus." (1 João 3:20-21)

Por que o homossexualismo é pecado? De acordo com um dos mais influentes pregadores batistas calvinistas e autores do século XXI, John Stephen Piper, a resposta mais simples para essa pergunta é dizer que a Bíblia diz que é pecado. “A Bíblia diz que é. E devemos começar por aí, e se podemos ir mais fundo, isso é bom. Eu acho que é implícito e falado em Romanos 1:24 até 29 que o homossexualismo é pecado e deve ser evitado. Eu acho que Paulo em 1ª Coríntios 6: 9-10 enumera uma frase muito incomum sobre a homossexualidade, onde ele diz: “aqueles que fazem tais coisas” e que ele enumera junto com a ganância e a avareza e outros pecados, por isso não é o único, por si só neste ‘os que fazem tais coisas não herdarão o reino dos céus’ (...) agora, é só a resposta autorizada. “é errado, não faça isso”. 

Mas segundo John Piper, a pergunta: "Por que a Bíblia diz isso?", também é multi-facetada. “A Bíblia apresenta no inicio que o homem e a mulher se tornam uma só carne. Essa é a maneira de Deus fazer sexualidade. Sexualidade é a ideia de Deus e devemos aprender com Deus o que é. É um homem e uma mulher criados de maneira belamente complementares, de modo que eles formam uma só carne. E tentar faze-la de outra forma é uma distorção. É uma corrupção. É uma disfunção da maneira como Deus o fez.”

Ainda de acordo com Pieper, refletindo sobre Romanos 1, a forma como Paulo extrai o problema com a homossexualidade, parece que o apóstolo está dizendo o seguinte: “ quando você troca a glória de Deus por ídolos, o principal, é que você troca a glória de Deus por você mesmo. O ídolo que você tem é você mesmo. Bem, qual o seu gênero? O seu sexo, é o seu próprio sexo. O meu é masculino. Se você é uma mulher lendo isso, seu sexo é o feminino. E ele (Paulo) parece tirar o fato de que, na troca de Deus por nossos ídolos mais queridos, que é geralmente o EU, estamos propensos a nos apaixonarmos com o mesmo sexo. Sendo assim, a implicação: atração por pessoas do mesmo sexo é uma forma disfuncional de idolatria. Agora, existem outros tipos! Não estou  dizendo que a tentação homossexual é a única forma de surgir esse tipo de auto idolatria.”

'Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo'. (1 João 3:4-8).

Leia também:
O Amor de DEUS está em Cristo Jesus.