Porta-voz do Vaticano nega envolvimento de cardeal no escândalo 'Vatileaks'.

Fiquei sabendo - Que o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticanorejeitou nesta segunda-feira (28) as informações divulgadas pela imprensa italiana de que um cardeal seria suspeito de ter um grande papel no escândalo "Vatileaks", em que documentos confidenciais da Igreja Católica foram vazados desde janeiro.




"Não há nenhum cardeal investigado, nem italiano nem não italiano", disse, acrescentando que o papa Bento 16 "tem consciência de que se trata de uma situação delicada vivida pela Cúria". De acordo com Lombardi, muitas autoridades do Vaticano estão sendo questionadas, mas afirmou que "não há nenhum cardeal sob suspeita"

Um dos maiores escândalos do Vaticano em décadas parece ter-se ampliado nesta segunda com a decisão do mordomo do papa desde 2006, Paolo Gabriele, de cooperar com os investigadores. A promessa de colaboração de Gabriele, preso há três dias, levanta a perspectiva de que prelados de alta hierarquia podem em breve ser nomeados na investigação sobre os vazamentos, que lançou luz sobre as disputas de poder e a intriga dentro da Igreja.

*Com informações do portal iG.

Comentários